Estudos realizados em portadores de Síndromes Isquêmicas Miocárdicas Instáveis (SIMI) estratificados por sexomostraram que características sociodemográficas, diagnóstico clínico, tabagismo, consumo de álcool e ansiedade estão associados com depressão.
Foram entrevistados 345 pacientes consecutivos com SIMI. As entrevistas incluíram questões sobre características sociodemográficas, tabagismo, avaliação de depressão, de ansiedade traço, de ansiedade estado e de consumo de álcool.
Como resultado pode-se concluir que o diagnóstico de depressão se correlacionou com sexo feminino, idade inferior a 50 anos e escores médios mais elevados de ansiedade traço e ansiedade estado.
Os homens com depressão eram freqüentemente mais jovens que 50 anos, fumantes, e apresentavam escore médio de ansiedade traço e ansiedade estado mais elevado que os não deprimidos.
A análise aponta que, no sexo masculino, idade está negativamente associada e escores mais altos de ansiedade traço estão positivamente associados com depressão. Mulheres com depressão diferenciam-se das sem depressão por apresentarem escore médio mais alto de ansiedade traço e de ansiedade estado.
Como resultado conclui-se que, em pacientes hospitalizados com SIMI, as mulheres, os homens com menos de 50 anos e os ansiosos têm mais chance de apresentarem depressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário