A Doença Periodontal é extremamente freqüente em todo o mundo e especialmente em países em desenvolvimento, onde a saúde bucal ainda não atinge a população de forma homogênea.
Inúmeros estudos têm avaliado o papel da doença periodontal, especialmente a periodontite. Os tópicos envolvidos nestes estudos foram:
1) o grau de infecção por patógenos bacterianos da placa dentária;
2) a exposição persistente a antígenos;
3) produção de endotoxinas e
4) a liberação de citocinas inflamatórias da periodontite.
Estes estudos mostraram forte correlação entre a presença de Doença periodontal e doença coronariana obstrutiva grave em 361 pacientes internados com diagnóstico de síndrome coronariana aguda.
A dificuldade de padronização mundial de avaliação da Doença Periodontal é a principal dificuldade encontrada para a realização deste tipo de estudo clínico. Assim utilizaram diferentes formas de avaliação e definições da Doença periodontal e demonstraram que a associação entre Doença periodontal e incidência de infarto do miocárdio foi consistente.
O estudo de Accarini é extremamente importante por ser o primeiro a demonstrar na população brasileira a possível associação entre Doença periodontal e doença arterial coronariana.
Artigo: Doença periodontal como potencial fator de risco para síndromes coronarianas
Nenhum comentário:
Postar um comentário